http://www.4shared.com/document/SKE7MYPG/Modelo_de_TCC_AGRO_2.html
......................................................
enviado por Danilo
terça-feira, 24 de maio de 2011
Aula 24/05/2011
Limeira: levantamento de questões, quanto a:
Reunião com os professores: 30 minutos
Saída da escola Cubatão: 10:15
Chegada Limeira: 11:15
Almoço e organização da reunião cerca de 1:00
Início reunião: 13:00
Apresentação do objetivo da reunião e do mapa construído em sala de aula:40 minutos (até 13:40)
Divisão dos grupos e discussão dos temas:1:30 (até 15:10)
Intervalo: 20minutos (até 15:30)
Relato das discussões dos grupos 50 minutos (até 16:20)
Construção do documento: 40 minutos (até 17:00)
Saída de Limeira: 17:15
Chegada Setor: 20:15 (oito e quinze da noite)
........................................
enviado por Gilson
......................................................................................................................................
Saúde
Assistência
Educação
Trabalho e renda
Habitação
Organização Comunitária
Matinhos, 24 de maio de 2011.
Prof. Lesama
Tema: Saída de campo e metodologia usada. Dia 26/05 Saída 08h00min.
Evento 05/06 (objetivos)
1. Acesso à informação
2. (re) conhecimento dos problemas e conhecimento mútuo
3. Propiciar avanços na organização representativa.
1. Saúde
2. Assistência emergencial
3. Educação
4. Geração de trabalho e renda
5. Organização social
6. Habitação
CRONOGRAMA do tempo
13:00 APRESENTAÇÃO E MAPA – 40 minutos
13:40 GRUPOS – 1 hora e meia
15:10 SOCIALIZAÇÃO/APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS GRUPOS – 40/50 minutos
16:10 DOCUMENTO – 20 minutos
13h – escola
· De 20 a 30 pessoas.
· Levantamento da situação das famílias por meio do mapa da comunidade;
· Acordo das atividades a serem desenvolvidas (grupos, temas, documento etc);
· Formar grupos para discutir os temas
· Apresentação das pessoas – individual;
· Discussão dos temas (1 hora e meia)
· Apresentação (pelos estudantes) das atividades nos grupos e tomada de decisão das problemáticas e da identificação dos responsáveis pelas ações;
· Redação final do documento de apresentação da comunidade limeira e organização de sua problemática.
Todos os temas: O QUE A COMUNIDADE, UNIVERSIDADE, GOVERNO, INICIATIVA PRIVADA, estão fazendo, podem fazer a respeito.
1. SAÚDE
Acesso – enfermeira? Médico? Onde? Posto de saúde
Quais os problemas mais frequentes?
Quais as formas de tratamento? Plantas medicinais (quem trabalha com isso? Passa pra frente? Tem alguma parteira?), medicamento.
Acesso a medicamento? Ganha? Onde compra?
Água – diarreia, vômito.
2. EDUCAÇÃO
Acesso (estradas, ônibus, distância);
Relação da comunidade com a escola, reuniões de pais e mestres;
Continuidade dos alunos nas aulas;
Para adulto na comunidade, o que falta? Eles têm interesse de aulas a noite, fim de semana, cursos?
O que a escola representa? Vão por obrigação? Socialização? Alimentação?
3. TRABALHO E RENDA
Quais as principais formas de renda? De onde vem o dinheiro?
Alguém se prejudicou em função do desastre? Quais os prejuízos? Se sim, já reestabeleceu o trabalho?
Quais os caminhos da comercialização? Pra quem vende (atravessador)? Qual o valor agregado? Quais são os produtos? Banana, extrativismo etc;
Quais as principais despesas? Saúde, alimento, insumo químico etc.
4. HABITAÇÃO
Muitos foram atingidos pelas chuvas?
Que medidas foram tomadas para não serem atingidos por novas enchentes? Ou quais medidas podem ser tomadas?
Alguém já foi atingido por desastres ambientais e teve que se mudar?
Quais mudanças podem ser feitas para prevenir os impactos das chuvas?
Como organizam o espaço da comunidade? Saída dos filhos – Quando casam, onde moram? Vão para a área urbana?
Todos são proprietários?
5. ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE
Como se ajudam nos momentos de dificuldade?
Fazem mutirão?
Quais são as necessidades individuais e quais os problemas do coletivo? Energia, ponte, água etc.
6. ASSISTÊNCIA EMERGENCIAL
O que receberam de assistência? O que está faltando? (comida, roupas, estrada..)
De onde veio essa assistência?
Ela continua chegando?
Alguém ainda depende dela?
Agrotóxico – é muito usado? Gasta muito para comprar?
....................................
enviado por Thais Zawadzki
....................................
enviado por Thais Zawadzki
.....................................................................................................................................
Cronograma
Saída do setor 7:45 da manhã do dia 26/05/2011
Chegada na escola de Cubatão: 9:45Reunião com os professores: 30 minutos
Saída da escola Cubatão: 10:15
Chegada Limeira: 11:15
Almoço e organização da reunião cerca de 1:00
Início reunião: 13:00
Apresentação do objetivo da reunião e do mapa construído em sala de aula:40 minutos (até 13:40)
Divisão dos grupos e discussão dos temas:1:30 (até 15:10)
Intervalo: 20minutos (até 15:30)
Relato das discussões dos grupos 50 minutos (até 16:20)
Construção do documento: 40 minutos (até 17:00)
Saída de Limeira: 17:15
Chegada Setor: 20:15 (oito e quinze da noite)
........................................
enviado por Gilson
......................................................................................................................................
ROTEIRO VISITA DA ESCOLA DE CUBATÃO AO SETOR LITORAL DA UFPR
ROTEIRO VISITA DA ESCOLA DE CUBATÃO AO SETOR LITORAL DA UFPR
Saída dos ônibus do setor para a escola: 6:00 h
Chegada em Cubatão: 8:00
Saída Cubatão ao setor: 8:15
Chegada no setor: 10:00
Café com contextualização da visita: 10:00 às 10:30
Visita ao Laboratório de Informática: 10:30 às 10:45
Visita ao Lab Móvel: 10:45 às 11:20
Demonstração Meliponário: 11:20 às 12:00
Almoço: 12:00 às 13:30
Visita Biblioteca: 13:30 às 13:45
Apresentação Mundo Mágico da Leitura: 13:45 às 14:30
Apresentação PPP UFPR setor litoral, processo seletivo(vestibular) e seleção bolsas: 14:30 às 15:00
Passeio na Praia: 15;00 às 16:00
Retorno Cubatão 16:00
......................................................enviado por Gilson
Aula 19/05/11
Visibilidade às comunidades...
Zabala, parabéns por tuas falas!
Planejamento
Encaminhamentos/Mediações
Assinar:
Postagens (Atom)