segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sondagem / Instruções - AVADAN

SONDAGEM

Em 27/04/2011, os acadêmicos Gilson, Dinorá e Tina farão reconhecimento da localidade de Limeira, após o que,  na aula de 28/04/11 as impressões sejam expostas permitindo  arranjos finais para a visita que ocorrerá em 03/05/11.

Todavia,  planos foram delineados para a referida visita:
- alimentação:  a turma fechará que alimento será conveniente: se almoço preparado pela comunidade com o pagamento efetivado in loco ou com alimentos levados individualmente e postos no coletivo.
- aventou-se a necessidade de que toda a equipe da UFPR-Litoral (motorista, docentes e discentes) presentes no local, estejam conscientes da responsabilidade da manutenção da ordem do ambiente: nenhum lixo produzido por qualquer um dessa equipe deva ficar naquele ambiente.
Somos responsáveis por qualquer descarte: Angela sugeriu que esse lixo deva ser trazido para Matinhos e que cada um destine esse lixo de forma correta.
- ações com possibilidade de execução na ocasião foram sugeridas: Tina propôs o plantio de algumas sementes; Guilherme contradisse expondo a inviabilização de tal iniciativa dado o desconhecimento da área e interesses dos moradores.
Chegando num acordo ficou acordado que Gilson levará sementes e quem tiver a possibilidade de levar ferramentas que o faça (enxada, facão e afins).
- o professor Lesama sugeriu que, após os informes da equipe de reconhecimento, sejam  formados grupos de 3 para visitação.
- na aula, 28/04/11,  elaboração de temas para as conversações entre equipes da UFPR-Litoral e comunidade.
- identificação de interesses; ações: benefíciarão  quem?
por Ivete

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Refere-se ao registro das características intrínsecas do desastre, da área afetada, dos danos humanos, materiais e ambientais e dos prejuízos econômicos e sociais provocados pelo desastre. Deve ser preenchido em letra de forma, no prazo máximo de 120 horas ( 5 dias ) após a ocorrência do desastre, e encaminhado aos órgãos de coordenação do SINDEC.

1.            Tipificação
Indique o código (alfabético e numérico) e a denominação do desastre de acordo com a Classificação Geral dos Desastres e com o CODAR (Anexos à Política Nacional de Defesa Civil).
2.            Data de Ocorrência
Registre o dia, mês e ano e, quando possível, o horário do desastre.
3.            Localização
Registre a sigla do Estado correspondente e o nome do Município afetado pelo desastre.
4.            Área Afetada
Descreva a(s) área(s) afetada(s) delimitando-a(s), com o máximo de precisão. Anexe mapa ou croqui representando-a(s).
5.            Causa do Desastre
Descreva o evento adverso que provocou o desastre, informando sobre suas características intrínsecas e magnitude.


6.            Estimativa de Danos
Danos Humanos
Informe a quantidade de pessoas vitimadas, de alguma forma, em conseqüência do desastre, discriminando:
Gestantes
  • mulheres de qualquer idade, em qualquer período da gestação
Desalojadas
  • pessoas cujas habitações foram danificadas ou destruídas mas que, não necessariamente, precisam de abrigo temporário
Desabrigadas
  • pessoas desalojadas que necessitam de abrigo temporário
Deslocadas
  • pessoas que migram da área afetada pelo desastre (retirantes)
Desaparecidas
  • pessoas não localizadas ou de destino desconhecido, em circunstância do desastre
Mortas
  • pessoas falecidas, em conseqüência do desastre
Enfermas
  • pessoas doentes, em conseqüência do desastre
Levemente Feridas
  • pessoas feridas que não necessitam de hospitalização
Gravemente Feridas
  • pessoas feridas que necessitam de hospitalização
Afetadas
·                    total de pessoas vitimadas, de alguma forma, em conseqüência do desastre. Uma pessoa pode sofrer mais de um tipo de dano, ou não se enquadrar em nenhum dano especificado acima. Exemplos:
1. A  pessoa que foi desabrigada e ferida (2 vezes atingida) é contada como 1 afetada.
2. A pessoa que teve sua casa atingida por inundação e não se enquadra em nenhum dos danos humanos é contada como 1 afetada.
Em conseqüência, o número de pessoas afetadas não é, obrigatoriamente, o somatório dos danos humanos.


Danos Materiais
Informe a quantidade de edificações danificadas e destruídas pelo desastre, o custo, em Mil Reais, para recuperar ou reconstruir, discriminando:
Residenciais Populares
  • casas ou habitações de famílias de baixa renda (até 2 salários-mínimos)
Residenciais - Outras
  • casas ou habitações de famílias com maior capacidade econômica e que podem recuperá-las sem apoio do governo
Públicas de Saúde
  • instalações públicas de saúde : hospitais, postos de saúde e outros
Públicas de Ensino
  • instalações públicas de ensino: escolas, colégios, faculdades e outros
Infra-Estrutura Pública
  • pontes, pontilhões, viadutos, bueiros e outras
·         Obras de Arte
  • pontes, pontilhões, viadutos, bueiros e outras
·         Estradas
  • todas estradas: vicinais, municipais, estaduais e federais dentro do Município danificadas pelo desastre
·         Pavimentação de Vias Urbanas
  • vias urbanas com todo tipo de pavimento, primário, asfalto, paralelepípedo e outros
Particulares de Saúde
  • instalações particulares de saúde, como hospitais e centros médicos
Particulares de Ensino
  • instalações particulares de ensino: colégios e outros
Comunitárias
  • instalações comunitárias: centros de convivência, creches e outras
Rurais
  • instalações rurais: silos, paióis, armazéns, galpões e outras
Industriais
  • instalações e plantas industriais: fábricas, indústrias e outros
Comerciais
  • instalações comerciais e outras instalações prestadoras de serviços: lojas, bancos, supermercados e outros


Danos Ambientais
Marque com um X  a intensidade dos danos ambientais provocados pelo desastre, de acordo com uma escala variável ( Sem Danos, Baixa, Média, Alta e Muito Alta ) e o custo, em Mil Reais, para a recuperação dos ecossistemas afetados, discriminando:
Água
informe se as reservas de água de superfície ou de subsuperfície foram afetadas e o grau de poluição e/ou contaminação pelos agentes relacionados ou por outras fontes de poluição
Solo
informe se o solo foi afetado pelos fatores mencionados ou por outros mecanismos de degradação
Ar
informe se a qualidade do ar foi afetada pelos agentes relacionados ou por outros mecanismos de poluição ou contaminação
Flora
informe se a biota foi afetada pelos fatores mencionados ou outros agentes de degradação
Fauna
informe se a fauna foi afetada por Caça Predatória ou por outros fatores.


Prejuízos Econômicos
Registre os prejuízos econômicos, discriminando a quantidade, observando a unidade de cada item, e o valor do prejuízo correspondente, em Mil Reais, discriminando:
Agricultura
informe a quantidade da produção afetada, em toneladas, para os diversos tipos de lavoura
Pecuária
informe a quantidade de animais mortos ou doentes, em função do desastre
Indústria
·         informe a quantidade de produção industrial afetada
Serviços
informe a quantidade de prestadores de serviços  prejudicados pelo desastre


Prejuízos Sociais
Registre os serviços essenciais que foram prejudicados ou interrompidos pelo desastre, quantificando-os e o custo estimado, em Reais, da recuperação de cada parte que compõem os sistemas prestadores desses serviços:
Abastecimento d´água
informe os danos na Rede, Estação e no Manancial
Energia Elétrica
informe os danos na Rede e o número de pessoas prejudicadas pela falta de energia provocada pelo desastre.
Transporte
informe os danos na vias (malha viária), Terminais, e Meios
Comunicações
informe os danos na Rede e Estações retransmissoras
Esgoto
informe os danos na Rede Coletora e Estação de Tratamento.
Gás
informe os danos na Geração e na Distribuição
Lixo
informe os danos na Coleta e no Tratamento
Saúde
informe os danos no atendimento  preventivo e de assistência  médica.
Educação
Informe os danos no atendimento à comunidade escolar, produto do nº de alunos x (vezes) o nº de aulas perdidas
Alimentos Básicos
informe, em toneladas, a quantidade de alimentos básicos (arroz, feijão, leite em pó, açúcar, sal e óleo) estragados/destruídos pelo desastre.


Informações sobre o Município
Informe a população, os indicadores econômicos do município afetado pelo desastre, segundo fontes oficiais
População
informe o número de habitantes, segundo o último Censo do IBGE
Orçamento
registre o Orçamento Municipal, valor em Reais,  aprovado na Lei Municipal
PIB
registre o valor, em Reais, do Produto Interno Bruto - PIB, apurado no ano anterior
Arrecadação
registre o valor, em Reais, da Arrecadação Anual, apurada no ano anterior


Avaliação Conclusiva sobre a Intensidade do Desastre
Analise os danos e prejuízos, segundo os critérios preponderantes e agravantes.
Critérios Preponderantes
Marque com um X o valor ponderado dos critérios preponderantes, de acordo com uma escala de intensidade crescente:
Intensidade dos Danos
a intensidade dos danos humanos, materiais e ambientais varia em função da capacidade de atendimento do município afetado pelo desastre.
Vulto dos Prejuízos
o vulto dos prejuízos econômicos e sociais varia em relação à capacidade de atendimento do Município, medida pelos seus indicadores econômicos.
Necessidade de Recursos Suplementares
a necessidade de recursos suplementares varia em função da capacidade do município para atendimento do desastre.


Critérios Agravantes
Marque com um X o círculo correspondente  a cada um dos critérios agravantes, de acordo com a escala de intensidade crescente e variável, discriminando:
Importância dos Desastres Secundários
a ocorrência de desastre(s) que surgiu(ram) como conseqüência do desastre principal
Despreparo da Defesa Civil Local
o nível da defesa civil local, quanto ao despreparo ou incapacidade financeira ou  técnica de atendimento do desastre
Grau de Vulnerabilidade do Cenário
as características desfavoráveis do cenário que contribuem para agravar o desastre
Grau de Vulnerabilidade da Comunidade
o despreparo da comunidade para enfrentar o desastre
Padrão Evolutivo do Desastre
o padrão de desastre:  Gradual e Previsível; Gradual e Imprevisível; Súbito e Previsível, e  Súbito e Imprevisível
Tendência para agravamento
se o desastre apresenta tendência para agravamento da situação atual.


Conclusão
Com base na Classificação Geral dos Desastres, conclua avaliando o nível de intensidade do desastre:
Nível de Intensidade do Desastre
I - Desastre de Pequeno Porte ou Acidente
II - Desastre de Médio Porte
III - Desastre de Grande Porte
IV - Desastre de Muito Grande Porte


Instituição Informante
identifique o nome da Instituição e do responsável pelas informações, seu cargo , telefone e a data da  informação.


Instituição Informadas
indique as agências do SINDEC que foram informadas sobre o desastre.


Informações Complementares
informe a moeda utilizada para o preenchimento e a taxa de conversão para o dólar americano, na data da ocorrência do desastre para possibilitar a soma de valores históricos.


Visita à São Joãozinho


 


Sr. Sebastião compartilhando sua história e a história da comunidade


Referências para leituras, reflexão e discussão...20-04-11

REFERÊNCIAS PARA LEITURAS,REFLEXÃO E DISCUSSÃO:
INDICAÇÕES PROFESSORA MÁRCIA REGINA/MÓDULO INSTRUMENTOS DE INTERAÇÃO ll
-BORSATTO, R.S.; ET. AL.; PROBLEMAS AGRÁRIOS DO LITORAL PARANAENSE: Abordagem Histórica; Revista Scientia Agraria; Curitiba, Pr; V.8, n.4, p. 421-430; 2007.
-DANIELI, D. de OLIVEIRA; Processo de Construção da Rede de Informações Agroecológicas da Amazônia; Manaus, AM; UNIrevista; V.1, n.3, 2006.
-REFLEXÃO SOBRE MÉTODOS E POLITICAS PÚBLICAS: QUE RENOVAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO E EXTENSÃO RURAL; lX Congresso da Fazer; Aracajú, SE; 2006.
-BARCELOS, VALDO; Por Uma Ecologia da Aprendizagem Humana- O Amor Como princípio Epistemológico em Humberto Romesin Maturana; Educação; Porto alegre, RS; v.29, n.3 (60), p581-597; 2006.
-ZANONI, M. M. ; ET. AL.; Preservação da Natureza e Desenvolvimento Rural: Dilemas e Estratégias dos Agricultores Familiares em Áreas de proteção Ambiental; Desenvolvimento e meio Ambiente; n.2, p 39-55; Curitiba; 2000.
-CORONA, H. M. P.; SILVA, L. M.; O Global e o local: As Empresas Reflorestadoras e a Comunidade Cabocla de Postinho na Região Metropolitana de Curitiba; Acta Scientiarum; Humanand Social Sciencies; Maringá; v.32, n.1, p. 9-20; 2010. Disponível em WWW.anppas.org.br/encontro04/cd/
-BAZOTTI, A.; ET. AL.; Agricultores; O Circúlo Vicioso da Escassez dos Meios de produção e da Pobreza; XLV (45º) Congresso da SOBER; Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural; Londrina; 2007.
-FERREIRA, M.R.; Uma Compreensão de Educação do Campo que Vincula a Identidade da Escola à Valorização da Vida Camponesa: Práticas Pedagógicas na Escola municipal Rural de São Joãozinho-APA de Guaratuba, PR.; Vl CBA; Vll CLA; Curitiba, PR; 2009.
-ADAMS, CRISTINA; As populações Caiçaras e o mito do Bom Selvagem; A necessidade de uma Nova Abordagem Interdesciplinar; Revista Antropologia; 2000, v.43, n.1, p.145-182.
-ADAMS, CRISTINA; As Roças e o Manejo da Mata Atlântica Pelos Caiçaras: Uma Revisão; Revista Interciência; 2000; V.25, N.3, P, 143-150.
-ADAMS, CRISTINA; Identidade Caiçara: Exclusão Histórica e Sócio-Ambiental; Atualidades em Etnobiologia e Etnoecologia; Palestras lV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia; Recife; 2002; p. 27-43.
-BALZON, DALVO RAMIRES; Avaliação Economica dos Produtos Florestais não Madeiráveis na Área de Proteção Ambiental- APA de Guaratuba- PARANÁ; Tese de Pós –graduação em Engenharia Florestal; Setor de Ciências Agrárias; UFPR; Curitiba, Pr.; 2006.
-SONDA, CLÁUDIA; Comunidades Rurais Tradicionais da Área de Proteção Ambiental Estadual de Guaratuba: Caracterização Sócio Economica e Utilização dos Recursos Vegetais Silvestres; Tese de Pós-graduação em Engenharia Florestal; Setor de Ciências Agrárias; UFPR; Curitiba, PR.; 2002.
-PLANO DE MANEJO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE GUARATUBA; Governo do Estado do Paraná; Curitiba, Pr.; 2006.
-FERREIRA, MÁRCIA REGINA; Comunidades Rurais de Guaratuba- Paraná: Os Limites e Possibilidades da Opção Extrativista como Meio de Vida no Contexto do Desenvolvimento Rural Sustentável; Tese de Pós-graduação em Agronomia; Setor de Ciências Agrárias; UFPR; Curitiba, PR.; 2010.
-VERDEJO, MIGUEL EXPÓSITO; Diagnóstico Rural Participativo: Guia Prático DRP; MDA/Secretaria da Agriocultura Familiar; Brasilia, DF.; 2007.
-CADEIAS DE PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE:  Agregação de Valor e Consolidação de Mercados Sustentáveis; lV Seminário Regional Mata Atlântica-Pampa e ZCM (SP, PR, SC, RS); Curitiba, PR.; 2007.
-MARCILIO, MARIA LUIZA; Caiçara: Terra e População: Estudo de Demografia Histórica e da História Social de Ubatuba; CEDHAL; Edições Paulinas; São Paulo, SP.; 1986.
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profª Marcia Regina

mapeamento de São Joãozinho.


Segue algumas informações para se integrar aos dados já obtidos.
Um questionário da defesa civil.
Uma apresentação do mapeamento de São Joãozinho.
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enviado por Gilson

19-04-11







Durante a aula foram retomadas as ações e novos planos foram traçados.
O professor dando as coordenadas para o grupo Logística.